terça-feira, 19 de abril de 2016

Rituais para a hora de dormir (1 a 3 anos) - parte 1

Bom dia meus amores,


Hoje fui pesquisar um pouco sobre rituais para a hora de dormir! Confesso que aqui continua complicado, então estou buscando informações e ajuda. 

Vim compartilhar com vocês que também podem estar passando por algo parecido, o sono difícil.

"A boa noite de sono começa na hora de ir para a cama

Se você ainda não segue uma rotina na hora em que põe seu filho para dormir, agora é um ótimo momento para começar. Ele vai ficar muito mais tranquilo se perceber que todo dia, à mesma hora, acontecem as mesmas coisas -- e a tranquilidade é essencial para um bom sono. Quanto mais relaxado ele estiver, menos vai lutar contra o sono. 

Mantenha a rotina todos os dias, até quando não estiver em casa. Ela vai ajudar seu filho a dormir se estiver num ambiente estranho, como a casa de algum parente. Não é uma fórmula mágica, mas é um ótimo começo. 

O que é a tal rotina? Na verdade, quem decide é você. Basta fazer as coisas de sempre na mesma ordem, mais ou menos no mesmo horário: banho, pijama, uma brincadeira calma, uma história ou um tempinho no seu colo ou na cama com você. Faça o que sentir que acalma o seu filho. 

A rotina deve ser breve. Pode durar menos de meia hora. E, no fim de tudo, mesmo que vocês passem um tempo no sofá ou na sua cama, leve-o para o quarto dele. É importante ensinar à criança que o quarto dela é um lugar gostoso para ficar, e não só uma "prisão" para onde ela é levada na hora de dormir. 

Você vai ter de ensinar ao seu filho que não há problema em ficar no quarto sozinho enquanto o sono não vem. Essencial para isso é que ele saiba que você sempre virá quando ele chamar. E ele vai testar: talvez chame 20 vezes só para ter certeza de que você vem mesmo. Depois dessa fase, porém, ele vai ficar mais tranquilo. 

Se estiver difícil deixá-lo sozinho, comece ficando no quarto, mas em silêncio, e sem encostar nele. Conforme as noites vão passando, vá ficando cada vez mais perto da porta de saída. Combine então com ele que vai sair do quarto mas que volta em dois minutos. E volte mesmo. Com o tempo, vá aumentando esse período. Você vai ver que muitas vezes ele já vai estar dormindo quando você voltar. "



Por aqui não rola deixa-lo sozinho no quarto ainda, ele chora, grita e acaba na beira da nossa cama e não querendo mais voltar para o quarto. 

Então ainda tenho ficado com ele no quarto dele até ele adormecer, mais já estamos com uma rotina mais ou menos pré-estabelecida. 

Hoje em dia nós ficamos na sala até a hora de subir dormir, quando ele está muito suado ele mesmo pede banho, mais as vezes não quer e eu não forço porque se forçar acabou sono, ele se agita e ai já era.

Sempre vamos para o quarto dele, leio uma história, apago a luz, ligo um mobile de musica de ninar que ele tem, e fico sentada ao lado da cama, sem encostar nele até ele adormecer.

O que acontece as vezes em 15 minutos, as vezes em 2 horas. 


O Gu ainda acorda no meio da noite e vai pro nosso quarto, quando escuto antes pego o tete e ele mama na própria cama até adormecer, ai volto pra cama. Mais quando não acordo ele vai até nosso quarto e mama na cama, tem dias que consigo esperar ele adormecer acordada e ele volta imediatamente pro quarto, tem dias que apago. 

Então eu também peco na rotina, preciso ser mais precisa, mais depois de 1 ano e 10 meses o cansaço da noite é tão grande que tem dias que não me importo de verdade.

No próximo post vou trazer dicas de como criar a rotina do sono!

E por ai como anda o sono dos pequenos?

Beijo e até já =*